Autopoiesis | ||
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É a estrutura de um sistema vivo. Refere-se à capacidade em transformar e integrar componentes e processos desencadeados por perturbações internas ou externas. Encontra-se subordinada à organização, mas esta, por seu lado, só pode auto-manter-se devido aos elementos complexificadores aportados pela estrutura. Segundo Maturana é a crença de que somos animais racionais que nos leva a enaltecer a racionalidade em detrimento das emoções e, esse processo faz que nossa noção de realidade seja independente do que realizamos no mundo. Em resumo é a teoria biológica, dos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela de bastante repercussão na epistemologia e nas áreas do saber humano, qual fundamenta que a invariante que se mantém nos processos de adaptação ontogenéticos, e que nos permite identificar um organismo como uma unidade é a autopoiesis desse ser vivo. Auto enquanto referenciado a si próprio; poiesis, de produção (poiein). |
Axiologia | ||
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É a abordagem filosófica Teoria do valor em sentido amplo. Sua importância reside principalmente no novo e mais extenso significado que atribuiu ao termo valor e na unidade que trouxe ao estudo de questões econômicas, éticas, estéticas e lógicas que eram tradicionalmente consideradas em separado. |
Categoria | ||
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Categoria é a classe de atributos que dizem respeito a um sujeito determinado. As categorias são gêneros, pelos quais se distribuem todos os seres ou realidades do mundo criado. Observadas de outro ângulo, as categorias são os diferentes pontos de vista a partir dos quais os seres se oferecem à investigação, e assim determinam os caminhos por meio dos quais é possível conhecê-los. As categorias significam, portanto, as diferentes maneiras de expressão do ser, ou as diferentes maneiras de ser. |
Conceito | ||
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É um idéia ou verbo mental que se expressa daquilo que se aprende do objeto e se dá quando ao conceber o pensamento nos referimos intelectualmente através de um sinal imaterial. Os empiristas pensam os conceitos como o resultado de um processo de abstração a partir da experiência. |
Conhecimento | ||
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O conhecimento humano é a verdade acessível ao homem, e esta verdade é relativa, finita e limitada. Existe uma realidade absoluta, mas acesso direto a esta realidade ou percepção direta dela é impossível. O conhecimento da realidade é relativo e limitado ao conhecimento dos vários efeitos produzidos por esta realidade absoluta. É um termo que designa, em filosofia, o processo pelo qual o sujeito apreende um objeto. O conhecimento sensível nos é dado por meio dos sentidos já o inteligível depende do uso da razão e tem como objeto tipos gerais, e não individuais e concretos. |
Dicionário | ||
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Se a etimologia da palavra dicionário (do Latim Dictionariu) a remete a um conjunto dos vocábulos dos termos próprios de uma ciência ou arte, dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão noutra língua. Então no nosso caso, aqui, a usaremos como num léxico (do Grego Léxicon), isto é, como um dicionário de línguas clássicas antigas, abreviado num conjunto dos vocábulos, usados no domínio especializado da filosofia. |
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