quarta-feira, 3 de março de 2010

CONTEXTO HISTÓRICO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março - História do dia internacional da mulher.

O Dia Internacional da mulher é mais uma daquelas datas que o comercio faz a festa.Homens de todo o mundo estão agora desesperados para dar algum presente ás suas amadas,namoradas,esposas e/ou amantes.
A história do Dia Internacional das Mulheres começa com a inserção das mulheres no mercado de trabalho após a Revolução Industrial. As mulheres saíram dos lares,mas não conseguiram os mesmos direitos que os hmens. Até hoje as pesquisas revelam que as mulheres ganham menos ocupando o mesmo cargo.Mas já foi bem pior.
Em 8 de março de 1857 em Nova York as mulheres protestavam contra as más condições de trabalho e salários menores do que os do homem.Situação que ainda permanece. O incêndio da fábrica da Triangle Shirtwais,também em Nova York,não aconteceu em 8 de março como se supõe e nem ocorreu devido aos protestos femininos. O boato sugere que durante o protesto as mulheres teriam sido trancadas e queimadas vivas totalizando 129 trabalhadoras queimadas vivas. No verdadeiro incêndio de Triangle Shirtwaist ocorreu em 25 de março de 1911.
Os protestos por melhores condições de trabalho se seguiram nos anos seguintes. Em 1908,15 mil mulheres exigiam nas ruas de Nova York redução de horário de trabalho,melhores salários e o direito ao voto. A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher foi realizada em 28 de fevereiro de 1909,nos Estados Unidos,motivida pelo Partido Socialista da América. Em 19 de março de 1909 ocorreram protestos na Alemanha para relembrar as promessas não cumpridas pelo rei da Prússia aos direitos das mulheres. Em 1910,na 1ª conferência internacional sobre a mulher,realizado na Dinarmaca,o dia 8 de março foi declarado Dia Internacional da Mulher. No ano seguinte um milhão de pessoas celebraram a data em alguns países da Europa. O Dia Internacional da Mulher de 1917 foi uma importante data para a Revolução Bolchevique na Rússia.Cansadas da guerra e opressão as mulheres aproveitarm a data para forçar a retirada das tropas russas da 1ª guerra mundial através de uma greve geral. Quanto dias depois o tsar Nicolau II foi deposto do cargo. O governo Provisório garantiu ás mulheres o direito de votar. O Dia Internacional da Mulher se tornou oficial graças aos esforços da feminista Alexandra Kollontai por melhores condições de trabalho e direitos politicos.

18 comentários:

  1. As mulheres é a nossa flor, que colori os nossos coraçoes.
    Jonas Matias Silva
    Informática-1º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda bem que voces sabe a inportancia de nos mulheres

      Excluir
  2. Nós mulheres somos o colirio para os olhos dos homens , somos as flores do vosso jardim ,e as cores que colori a vossas vidas.Nós mulheres somos tudo paro os homens.

    Ruth santiago matos informatica 11
    nº39

    ResponderExcluir
  3. As mulheres são as donas do mundo, pois elas conquistam corações e conquistarão o mundo também !!!

    Paulean Medina
    informática 11
    número: 37

    ResponderExcluir
  4. Nós mulheres merecemos as mais belas rosas do jardim,pois somos a água que os fortalece.
    Aline Barbosa
    Informática 11
    Nº01

    ResponderExcluir
  5. O dia da mulher é o dia para reconhecer o quanto nós somos impotantes para a humanidade.
    Cinthia
    Informática 11
    Nº-06

    ResponderExcluir
  6. O dia internacional da mulher existe para que todos reconheçam o quanto somos importantes para a sociedade.
    Caroline
    Informática 11
    Nº-05

    ResponderExcluir
  7. O dia da mulher é para lembrar delas não somente no dia,mas sim todos os dias que elas está proxímo de você.Para nós homens as mulheres são bastante importante por qur sem elas não somos nada, por isso temos que valoriza-las tem dá todo o respeito a elas que são sempre cuidadosas do que fazem na sua vida.Pois temos que respeitar todas com muito cariho sem maltrata-las que elas todas são belas isso as tornam mulheres perfeitas.
    Nome: Flamesson Castro
    Curso:Informática
    Nº14

    ResponderExcluir
  8. marcos:informática21N:30
    o dia internacional da mulher. e um dia muito especial para elas e para nos homens.porquê as mulheres exerce um papel muito especial em nossa sociedade que é cuidar de nós homens

    ResponderExcluir
  9. priscyla enfermagem 2122 de março de 2010 às 12:48

    nós mulheres são dons valiosas que deus colocou neste mundo,para formar um laço de amor e felicidades para vida dos homens..

    ResponderExcluir
  10. priscila e geymyson agroindustria 11
    as mulheres são tudo na vida dos homens,elas também são vaidosas ;carinhosa,elas tem amor e felicidades na vida dos homens.

    ResponderExcluir
  11. Priscila e Geimison agroindustria 11

    As mulheres são tudo que existe na vida dos homens, pois elas tem amor e felicidades para a vida dos homens.
















    9 com














    9 com























    9 com

    ResponderExcluir
  12. Geymyson (13) agroindustria 11
    ACHO QUE AS MULHERES SAO TUDO NA VIDA DOS HOMENS SEM ELAS NÂO CONSEGUIMOS VIVER;ELAS SÃO TUDO NA VDA DA GENTE FAZEM TUDO PARA SER FELIZ AO NOSSO LADO.

    ResponderExcluir
  13. LILIANA OLIVEIRA (13) (AGROINDÚSTRIA 11)

    TODAS AS MULHERES DO MUNDO SÃO MUITO ESPECIAIS,POIS SEM ELAS OS HOMENS NAO PODERIAM SER FELIZES ...
    INCLUSIVE ELAS TEM UM GRANDE POTENCIAL DE FAZER A CASA FICAR MAIS ALEGRE . O DIA DA MILHER FOI A DATA MAIS ESPECIAL QUE PODERIA ACONTECER.

    ResponderExcluir
  14. A mulher no mundo hoje é especial,é tão especial e importante para todos nós,pois o que seria da humanidade hoje se não fosse à mulher oque seria de nós,heim?
    A mulher é o que nos dar vida,é o que nos dar uma oportunidade de viver,então demos mais valorização a mulher.
    HELLIMATÉAS BARROS Nº18
    curso:AGROINDÚSTRIA 11

    ResponderExcluir
  15. Somos 52% da população e mães da outra metade. Fomos, para os clérigos os seres demoníacos dos quais dos deveriam se manter afastados, pois todas nós descendíamos de Eva, a culpada pela queda do gênero humano. Fomos reconhecidas como SERES HUMANOS em 1653, metade do século XVII. Servíamos apenas para parir e servir aos caprichos de uma sociedade patriarcal. Fomos propriedade do homem: primeiro do pai e depois do marido, sem o direito a nenhuma participação social. Quase no século XX conseguimos o primeiro diploma de medicina feminino e nosso primeiro voto em 1934.
    Em pleno ano de 2011, ainda temos muito o que lutar, pouco a comemorar.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns por sua postagem! Realmente o dia 08 de Março surgiu a partir de uma greve na Rússia, em Petrogrado, um dos estopins para a Revolução Russa. Muitas mulheres e até feministas defendem o mito das tecelãs mortas numa fábrica incendiada em Nova Iorque. Desde a invenção da cerca e da família, a partir dos clãs e tribos nômades, a mulher vem sendo massacrada social, física, emocionalmente, e, mais recentemente, economicamente.
    Mas, o que importa de fato na ordem do dia é o que herdamos dessas mulheres corajosas sendo russas, latinas, africanas ou estadunidenses.
    Viva o ser humano MULHER!!!

    ResponderExcluir
  17. Esse Texto me salvo fiz um resumo fogo e agora entrega pra professora Nota 10 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'

    ResponderExcluir