quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TEXTO SOCIOLÓGICO: Argumente - 2013

Os indivíduos e a história

A História não faz nada, "não possui nenhuma riqueza imensa", "não luta nenhum tipo de luta"! Quem faz tudo isso,quem possui e luta é, muito antes, o homem, o homem real,que vive; não é,por certo, a "História", que utiliza o homem como meio para alcançar seus fins - como se tratasse de uma pessoa á parte - ,pois a História não é senão a atividade do homem que persegue seus objetivos.
____________________________________________________________________________________
Marx,Karl e Engels,Friedrich. A sagrada família.São Paulo: Boitempo,2003.p.111.

TEXTO SOCIOLÓGICO: TAREFA DA SOCIOLOGIA - 2013

Tarefa da Sociologia

Não há escolha entre maneiras "engajadas" e "neutras" de fazer sociologia. Uma sociologia descompromentida é uma impossibilidade. Buscar uma posição moralmente neutra entre as muitas marcas de sociologia hoje praticadas, marcas que vão da declaradamente libertária á  francamente comunitária, é um esforço vão. Os sociológos só podem negar ou esquecer os efeitos de seu trabalho sobre as ações humanas singulares ou em conjunto, ao custo de fugir á responsabilidade de escolha que todo ser humano enfrenta diariamente. A tarefa da sociologia é assegurar que essas escolhas sejam verdadeiramente livres e que assim continuem, cada vez mais, enquanto durar a humanidade. 
( Bauman, Zygmunt.Modernidade líquida.Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2001.p.246.)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA - 2013

Foi na Grécia Antiga,por volta do século VI a.C., que nasceu a filosofia.
Mas, acredita-se que o primeiro homem a fazer uso da palavra filosofia foi o matemático Pitágoras de Samos, que viveu por volta do século V a.C.
A filosofia é um conhecimento,uma forma de saber que, como tal, tem uma esfera própria de competência, a resspeito da qual procura adquirir informações válidas, precisas e ordenadas. Mas, enquanto é fácil dizer qual é a esfera de competência das várias ciências experimentais, o mesmo não se dá com a filosofia. Sabemos,por exemplo,que a botânica estuda as plantas, a geografia, os lugares, a história, os fatos, a medicina, as doenças etc. Quanto á filosofia, que coisa estuda ela? No dizer dos filósofos, ela estuda todas as coisas.
(MONDIN,Batista.Curso de Filosofia.São Paulo: Edições Paulinas,1991,p.7.)
 (adaptado - intertítulo do autor)
Argumente o texto filosófico.

O que é Filosofia?

O melhor meio de se aproximar da filosofia é fazer perguntas filosóficas: como o mundo foi criado? Será que existe uma vontade ou um sentido por detrás do que ocorre? Há vida depois da morte? Como podemos responder a essas perguntas? E,principalmente: como devemos viver?
Essas perguntas têm sido feitas pelas pessoas de todasas épocas. Não conhecemos nenhuma cultura que se tenha perguntado quem é o ser humano e de onde veio o mundo. Basicamente,não há muitas perguntas filosóficas para se fazer. Já fizemos algumas das mais importantes. Mas a história nos mostra diferentes respostas para cada uma dessas perguntas que estamos fazendo.
É mais fácil, portanto,fazer perguntas filosóficas do que respondê-las. Da mesma forma, hoje em dia cada um de nós deve encontrar a sua resposta para essas perguntas. Não dá para procurar numaenciclopédia se existe um Deus, ou se há vida após a morte.  A enciclopédia também não nos diz como devemos viver. Mas a leitura do que outras pessoas pensaram pode nos ser útil quando precisamos construir nossa própria imagem do mundo e da vida
(GAARDER,Jostein.O mundo de Sofia:romance da história da Filosofia.São Paulo:Companhia da 
Letras,1995,p.25.)
Argumente sobre o texto filosófico.