quarta-feira, 19 de maio de 2010

Questão para debate Sociologia - 2013

Questão de Sociologia 08

Que temas sociológicos e da atualidade você acha importantes serem debatidos na escola?

A atualidade em debate - Sociologia_2013

A Sociologia sempre foi tratada,ao longo da sua breve história,com um certo desprezo. Ou porque era imbuída de um conservadorismo muito grande,no ínicio,na França,ou quando tratada como instrumento subversivo,de contestação da ordem vigente,na América Latina. A Sociologia sempre foi manipulada por interesses específicos. Nunca foi tratada como uma ciência. Nossa intenção é resgatar esta disciplina dentro das escolas de ensino médio com seu perfil de ciência.

Nosso papel como sociólogos(as) é analisar a sociedade,refletir sobre ela e transformar a sociedade. Isso não é consenso entre os sociólogos, porque depende de qual escola sociológica eles pertencem. Então, é o estudo dos fenômenos sociais: de como a sociedade se organiza coletivamente; em suas instituições sociais; em seus aparatos de poder; entender as relações que existem nesses aparatos e instituições todas.

Também recorremos à história do passado para entender e fazer uma reflexão sobre o momento atual,porque para nós essa ciência é de suma importância ao desenvolvimento da humanidade,a sua alma, contempla o seguinte: em momento algum se explicam os fenômenos sociais sem compreender a dimensão histórica que eles carregam e sem compreender a dimensão social da realidade.

Ciência da vida


Existem temas relevantes universais,mas dar conta da especificidade,do universo em que os jovens estão inseridos,é fundamental ,porque a nossa ciência é uma ciência da vida social, não é uma ciência de teóricos mortos: é uma ciência da vida.mEntão nós sempre vamos fazer levantamentos.

Entre os temas que são relevantes para os jovens está o mundo do trabalho. Como estamos no epicentro da terceira revolução, e somos protagonistas dela, não conseguimos nos dar conta muito bem do que está acontecendo, como todos os protagonistas de todas as revoluções que ocorreram na história da humanidade. Então, os jovens querem entender o que está acontecendo: O que é precarização do trabalho? O que significa um trabalho não - formal?

Outro tema é a compreensão do universo da juventude: os grandes movimentos que surgem, que ocorrem dentro das comunidades,a musicalidade, o hip hop e outros temas específicos. Na realidade, são manifestações que a juventude expressa. Outro tema significativo tem sido a violência . Questiona-se muito por que as pessoas são violentas ou por que uma sociedade é violenta como nós conhecemos, a chamada violência vermelha, aquela que produz sangue, morte, danos no plano físico. Estamos falando da corrupção, por exemplo, é uma violência que também produz danos.

A questão de desenvolvimento, a questão da guerra... Em sala de aula os alunos questionam muito isto. Qual a relação que existe entre o poderio bélico do primeiro mundo e a subserviência de países emergentes? Relações de não -simetria de poder... São temas que são a agenda de menimos e meninas.